Cursos anteriores | Comunicar para Mudar

Cursos anteriores

2009
Açailândia (MA) – Oficina “Comunicação Interpessoal para a Mobilização Social”, parte do evento “I Encontro Nacional Escravo, Nem Pensar”, ministrada a professores e líderes comunitários

Veja álbum de fotos
http://enenp.blogspot.com/2009/10/oficina-de-comunicacao-interpessoal.html

2008
Andaraí, Barreiras, Casa Nova, Ibotirama e Pindobaçu (BA) – Oficina “Comunicar para Mudar o Mundo”, ministrada a professores da rede pública dos municípios atendidos e lideranças comunitárias. Foco em leitura crítica de telejornais e produção audiovisual de comunicação comunitária

Veja produções dos alunos
http://comunicarparamudar.blogspot.com/search/label/cursos%20andaraí

2007
São Paulo (SP) – E.E. Ministro Costa Manso. Curso “Comunicar para Mudar o Mundo”, atividade de extensão extracurricular, composta por 13 encontros semanais com alunos de 2º e 3º anos do Ensino Médio. Foco em comunicação interpessoal, recepção crítica e leitura crítica. Ao fim do curso, os alunos conceberam, produziram e protagonizaram o vídeo “Fala, Jovem”.

Veja o vídeo dos alunos
Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=jeb75nVgGKE
Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=U1h0FmTb-gc

2006
Açailândia (MA) – curso “Comunicar para Mudar o Mundo”, dois encontros de oito horas, ministrados a jovens lideranças e comunicadores comunitários do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia. Foco em comunicação interpessoal e reflexão sobre o poder transformador da comunicação

Veja álbum de fotos
http://www.flickr.com/photos/[email protected]/

São Paulo (SP) – Projeto Casulo. Palestra “Leitura Crítica da Mídia”, ministrada a jovens alunos das oficinas culturais desta ONG, que contribui para a melhoria da qualidade de vida da população das comunidades de Real Parque e Jardim Panorama, na zona Sul da capital paulista. Foco em recepção crítica.

União da Vitória (PR) – Universidade da Cidade de União da Vitória (Uniuv). Aula magna “O Profissional Crítico: a Busca da Verdade e a Formação de Opinião”. Foco na recepção crítica

2005
Açailândia (MA) – curso “Entendendo a Mídia”. Cinco encontros de oito horas, ministrados por educomunicadores e jornalistas a comunicadores comunitários do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia. Foco em recepção crítica e instrumentalizaçlão para a produção crítica da Arca FM, rádio comunitária em Açailândia.

São Paulo (SP) – E.E. Carlos Maximiliano Pereira dos Santos. Palestra “Entendendo a Mídia”, ministrada a alunos do Ensino Médio. Evento realizado em parceria com o Projeto Redigir – curso de Redação e Cidadania Jornalismo USP.

2004
São Paulo (SP) – Espaço da Cidadania André Franco Montoro. Ciclo de palestras “Entendendo a Mídia”. Realizado em parceria com a Secretaria da Cidadania e Segurança Pública do Estado de São Paulo e aberta ao público em geral, conteou com a participação de jornalistas especializados em fotojornalismo, internet, leitura crítica da mídia, televisão e comunicação comunitária. Foco em recepção crítica.

Veja reportagem sobre o ciclo de palestras.
http://www.justica.sp.gov.br/novo_site/Noticia.asp?Noticia=1201

2003
São Bernardo (SP) – Faculdade São Bernardo (FASB). Palestra “Leitura Crítica da Mídia: instrumentos de linguagem e lógica para entender as notícias”, ministrada a alunos do curso de Letras da FASB como parte do evento “Encontro de Letras”. Foco na recepção crítica.

2001
São Paulo (SP) – Projeto Redigir. Ciclo de palestras “Como Não Ser Enganado pela Mídia”, ministrada aos alunos do Projeto Redigir, curso de redação e cidadania Jornalismo-USP. De viés denuncista, visa “proteger” os alunos dos “malefícios” da mídia, perspectiva que hoje consideramos ultrapassada.

Desenvolvido por Ei Viu! Design e Comunicação