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Avaliação

 Como avaliar o resultado de um programa de educação para a comunicação? No programa Comunicar para Mudar o Mundo, recorremos à contribuição do pesquisador venezuelano José Martinez de Toda. Em sua tese de doutorado La Sei Dimensione della Media Education – Metodologia di Valutazione (2002), ele produz uma das primeiras metodologias de avaliação da área, junto com um instrumento concreto de avaliação, um questionário com 36 perguntas de múltipla escolha que mede seis competências dos alunos em relação à comunicação.

O pesquisador Rodrigo Ratier adaptou esse questionário para a realidade brasileira (Martinez de Toda concebeu o instrumento para alunos do Ensino Fundamental da Itália, e o nosso foi para estudantes brasileiros do Ensino Médio público). É possível – e desejável – modificá-lo para outros contextos.

As seis competências avaliadas dizem respeito ao conceito de “sujeito multidimensional” em relação à comunicação. Este sujeito estaria caracterizado por seis dimensões: conhecedor, maduro, crítico (dimensões da recepção), ativo, social, criativo (dimensões da produção)”. Clique aqui para saber mais sobre cada uma dessas competências.

Em todas as perguntas, cada alternativa indica um diferente nível de competência (no exemplo da competência “conhecedor”, os níveis medidos seriam: não conhecedor, pouco conhecedor, razoavelmente conhecedor, muito conhecedor) – o que indica que não há “certo” ou “errado” em questões relativas à comunicação. Consideramos as respostas “razoavelmente competente” ou “muito competente” como adequadas.

No fim desta página, você encontra três documentos para download:

– o questionário de competências comunicativas

– o gabarito

– um texto que detalha as competências e subcompetências trabalhadas em cada questão (análise das respostas).
Eles estão em formato .doc para que você possa adaptá-lo melhor à sua realidade.

Recomendações importantes

1. Entendemos que o questionário de competências comunicativas deve ser apenas um dos instrumentos para a avaliação. Informações qualitativas (portfólios, produções escritas e audiovisuais, participação em debates e nas atividades em grupo etc.) são valiosas e precisam ser consideradas para medir a aprendizagem.

2. Sugerimos a aplicação do questionário ao menos em dois momentos: no início da atividade (de modo a ter um diagnóstico inicial da turma) e pouco antes do final (para identificar avanços e pontos que precisam ser mais bem trabalhados).

QUESTIONÁRIO [1] em formato .doc (para Word)

GABARITO [2] em formato .doc

ANÁLISE DAS RESPOSTAS [3] em formato .doc

O uso dos recursos é livre desde que citada a fonte original: ONG Repórter Brasil.